A campanha “#TireMeuRostoDaSuaMira” tenta atrair a atenção da população sobre os possíveis riscos do uso do reconhecimento facial.
Realizada no final de maio, a 12ª edição do Fórum da Internet no Brasil (FIB) aconteceu em Natal, capital do Rio Grande do Norte, reunindo mais de 30 organizações da sociedade civil que juntas discutiram sobre temas pertinentes ao desenvolvimento social, incluindo tecnologia no âmbito da segurança pública com foco no reconhecimento facial.
Um dos temas abordados pelos participantes foi o crescimento acelerado de equipamentos de videomonitoramento com reconhecimento facial adotados pelas polícias de todo o Brasil, especialmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Conforme explicam os apoiadores do movimento, a “capacidade de identificar individualmente e rastrear pessoas mina direitos como os de privacidade e proteção de dados, de liberdade de expressão e de reunião, de igualdade e de não-discriminação”, sugerindo a abolição dessa tecnologia pelas autoridades brasileiras.
Além da possível violação das liberdades individuais, apoiadores da campanha reforçam que esses equipamentos costumam ser implementados por meio de Parceria Público-Privada (PPP), restringindo o acesso da população às estratégias e indicadores usados pelo sistema de reconhecimento facial.
Publicado em 20/06/2022, por Lucas Ribeiro no link https://www.minhaoperadora.com.br/2022/06/ativistas-pedem-banimento-do-reconhecimento-facial-na-seguranca-publica.html